Bolo de limão com frutos vermelhos e chocolate branco

Standard


É verdade. Fiz este bolo para o aniversário da minha irmã, mas não saiu exatamente como eu esperava, em termos de apresentação. O chocolate foi mais difícil de trabalhar do que eu me lembrava e com o frio que se sente em casa, pior. Não é o tradicional bolo de aniversário a que estamos habituados, mas cá em casa nunca é, sou sempre eu que faço os bolos e tento fazê-los pelo gosto de cada um, sempre diferentes. Contudo, fez as delicias de quem o comeu (e repetiu), referindo que “tem ar de bom bolo caseiro, daqueles que não são para a fotografia todos perfeitinhos que até chateia” e à parte dos elogios (que normalmente ficamos sempre a pensar que é só para agradar), disseram para fazer mais.

A receita, vou deixá-la aqui para vocês claro. Não é nada difícil de fazer, à exceção do chocolate branco, que podem substituir por outra cobertura, chantilly por exemplo. Espero que gostem.


Ingredientes

Para cada bolo:
6 ovos médios
300 gr de açúcar
300 gr de farinha
14 gr de fermento
sumo e raspa de meio limão

Para o recheio:
2 pacotes de natas para bater bem frias
5 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de água
Meia vagem de baunilha
375 gr de frutos vermelhos
Doce de frutos vermelhos
Raspa de limão

Para a cobertura:
2 tabletes de chocolate branco
Duas colheres de sopa de natas
375 gramas de frutos vermelhos

Preparação:

Antes de prepararem o bolo, coloquem uma taça de vidro onde vão bater as natas em chantilly no frigorifico. Depois batem-se os ovos inteiros com o açúcar até estar homogéneo. Peneira-se a farinha com o fermento e junta-se aos poucos ao preparado anterior. Raspa-se a casca de meio limão e espreme-se o sumo da mesma metade para o preparado. Mistura-se e deita-se na forma, forrada com papel vegetal. Vai ao forno pré-aquecido cerca de 25 a 30 minutos em lume médio.

Repete-se o processo para fazer outro andar. Cada bolo é cortado ao meio.

Retiram a taça e as natas do frio e batem-se com a batedeira elétrica ou com varas em velocidade média, quando começarem a levantar, junta-se uma colher de sopa de açúcar e continua-se a bater. Quando estiverem um pouco mais espessas acrescenta-se o restante açúcar e bate-se até estarem duras em chantilly. Reserva-se no frio.

Entretanto numa pequena caçarola ou frigideira anti-aderente, coloca-se 2 colheres de sopa de açúcar, as 4 colheres de sopa de água, raspa de limão e a meia vagem de baunilha em lume baixo, para fazer uma calda de açúcar fraca.

Quando os bolos estiverem totalmente frios, pincela-se cada parte com a calda de açúcar, à exceção da que vai ser o topo e começamos a montar o bolo. Espalha-se o chantilly e colocamos metade da quantidade de frutos vermelhos que temos para o recheio. Colocamos outra metade do bolo, espalhamos novamente chantilly e por cima o doce de frutos vermelhos, a gosto. A camada seguinte é igual à primeira.
Por fim, colocamos o topo e levamos o chocolate branco a derreter em banho maria. Atenção, que o chocolate branco é mais sensível que o chocolate negro tradicional de culinária, por isso temos de estar sempre atentos para não queimar. As natas podemos aquecer no microondas e juntar ao chocolate enquanto derrete (nada de juntar as natas ou leite frio ao chocolate). Quando estiver derretido, espalhamos pelo topo do bolo, deixando escorrer pelos lados. Depois é só decorar com os frutos vermelhos.

Relativamente aos frutos, eu usei congelados e coloquei-os no bolo sem descongelar. Se não tiverem espaço no frigorifico para o colocarem lá, é o tipo de truque que ajuda ao bolo a ficar fresco por dentro sem estar demasiado frio. Outra vantegem é que conforme vão descongelando, vão largando os próprios sucos no bolo e misturam as cores com o recheio e a cobertura, fica espetacular. O bolo fica realmente grande, caso prefiram, podem sempre fazer metade da receita ou fazer um bolo e em vez de cortarem ao meio, cortem em 3.

O doce de frutos vermelhos é caseiro, mas usem o que tiverem em casa. Se quiserem, tenho a receita.

Boa sorte na cozinha, se tiverem dúvidas, perguntem 😉

Anúncios

3 thoughts on “Bolo de limão com frutos vermelhos e chocolate branco

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s