À descoberta das tostas a metro (literalmente)

Nota

995627_495907023884699_7811932256270944058_nComecei a escrever este artigo no inicio da semana, mas entre trabalho, compras, arrumações, gravidez, preparativos para o natal, testar umas receitas novas e sei lá mais quantas coisas, só o consegui acabar agora…

Chama-se Penta Café e fica na Rua do Ouro, em Lisboa. Já lá tínhamos passado à porta várias vezes e deliciados com os enormes bolos que se apresentavam na montra. A metro, claro. Como não sabíamos muito bem o que fazer no fim de semana que passou, decidimos ir até lá e comer uns (razoáveis) centímetros de tosta.

Acreditem em mim quando digo, que vão querer continuar a ler este post.


Tal como os bolos, também as tostas e sandes são ao metro, a exceção são as sopas que impossibilitadas de serem medidas através do comprimento, vendem-se ao litro.
Escusam de procurar o menu nas mesas ou balcão quando entrarem, pois não vão encontrar. Quando entrámos e nos sentámos na mesa mais ao fundo, ao lado do amoroso Pai Natal e perguntámos se tinham um cardápio com opções a resposta foi “Eu sou o menu”. Todo ele é muito bem ditado por uma senhora (para além de se apelidar de menu é ainda a proprietária do café) que vai ter com vocês ao vosso poiso, de metro na mão para no final (se ainda se lembrarem do inicio) optarem pelo tamanho da vossa tosta. Não se preocupem, porque mesmo com casa cheia, não ficam muito tempo à espera.

Por favor, não peçam refrigerantes nem sumos artificiais, porque assim não ficam a conhecer os deliciosos sumos naturais e as maravilhosas combinações entre frutas, aromáticas e especiarias que preparam para vocês. Romã, maçã reineta, maçã verde, cenoura, papaia, laranja, tangerina, limão são algumas das frutas que podem ver na montra. A estas podem ainda acrescentar hortelã, canela ou gengibre, por exemplo. Tanto o sumo de laranja-tangerina como cenoura e laranja com gengibre são deliciosos, provavelmente o melhor sumo natural que bebi até hoje.

JWFA.FLICKR-1277

Retomando o assunto que nos levou até lá, foram 20 cm de tosta mista com tomate e óregãos (sim, fui a uma “casa de tostas” comer uma super básica, mas era mesmo o que me estava a fazer salivar) e 40 cm de tosta “action”, ambas servidas numa espetacular travessa de madeira (digo eu) A tosta “action” é a base de todas as tostas (tal como nos disse “o menu”) e leva tantos ingredientes que o Tiago teve que escrever no telemóvel para não nos esquecermos. Desde ovo cozido, tomate, alface, óregãos, fiambre, paio, mortadela, bacon e presunto. A escolha do pão divide-se em três: pão branco, pão de centeio ou centeio com sementes. Não há dúvidas nenhumas que o que vem entre aquelas duas maravilhosas fatias de pão é completamente fresco, até os orégãos. Só tive pena de não ter arriscado e pedido mais 5 cm, porque tinha comido com todo o gosto.

JWFA.FLICKR-1278 JWFA.FLICKR-1280

Desenganem-se se pensam que vão encontrar uma página no Facebook ou um site todo “xpto” porque não há. Se pesquisarem pelo nome do café, só vão encontrar coisas (como este artigo) escritas e publicadas pelos que por lá já passaram, e acreditem, é suficiente para ficarem com água na boca e vontade de ir lá comer, e se calhar ainda sobra um bocadinho…

JWFA.FLICKR-1283Se ainda tiverem espaço, podem pedir sobremesa. Só em mil folhas têm quatro variedades: chocolate, caramelo, café e doce de ovo. Tronco de natal? Com doce de ovo ou chocolate. Também têm duchesses, bolo xadrez e mais umas quantas variedades calóricas para escolher. Façam favor. Caso precisem de incentivo, deixo-vos um…

JWFA.FLICKR-1285Vontade de lá voltar, a mim, não me falta…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s