Receitas de natal #1

Standard

JWFA.FLICKR-1329
Por aqui a época natalícia não foi fácil. Começamos pelo facto de ter “apanhado” uma infeção respiratória que me obrigou a estar confinada em casa durante uma semana e pouco, de cama, quase a pedir por favor para conseguir respirar e para me mexer. Obviamente, tão mal que estava o meu sistema a nível de paladar e de olfato que a comida não me sabia a nada. Como tal tive de delegar a confeção e prova das iguarias que me competiam à minha irmã. E a moça, bem treinada até consegue chegar lá.

Como as minhas condições físicas não eram as melhores, adiei a publicação das nossas receitas até agora. Mais vale tarde que nunca, não é? Portanto, a primeira receita que sai da cartola não é difícil e toda a gente conhece, porque qualquer pessoa consegue fazer mousse de chocolate, não sei é se fazem da mesma maneira que nós, por isso deixo aqui o nosso método. Esperamos que gostem! 😀


Ingredientes:

6 ovos médios
5 colheres de sopa de açúcar
150 ml de natas
25 gr de manteiga sem sal
250 gr de chocolate de culinária
1 colher de sobremesa de cacau
1 pitada de sal fino

Preparação:

A nossa receita não muda muito da receita tradicional de mousse de chocolate, excepto a preparação do chocolate.

Começamos por separar as claras das gemas, de preferência em taças de vidro. Guardamos as claras no frigorífico e juntamos o açúcar às gemas. Com as varas manuais (que prefiro usar ao invés da batedeira elétrica) batemos o açúcar e as gemas até estar praticamente homogéneo e um creme fofo e clarinho.

Numa caçarola levamos as natas e a manteiga a lume baixo até ferver. Entretanto, cortamos o chocolate em pedaços pequenos e deitamos numa taça, juntamente com o sal e o cacau. Quando as natas estiverem fervidas, juntamos ao preparado do chocolate e mexemos até estar tudo derretido e homogéneo. O chocolate fica brilhante e “macio”. Deixamos arrefecer um pouco (sempre a mexer) e juntamos aos poucos ao creme de gemas.

Quando estiver tudo junto e homogéneo, batemos as claras em castelo e envolvemos devagar no preparado anterior. Podemos distribuir por taças ou copinhos e levamos ao frigorífico pelo menos duas horas. A mousse fica fofa, leve e difícil de resistir…

Nós pegámos em suspiros pequenos, partimos e colocamos no fim de alguns copinhos e deitámos a mousse por cima, polvilhada com cacau. Também fica bem com frutos secos como nozes ou amêndoas. Não devíamos pecar assim no Natal…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s