Tarte fria de chocolate e caramelo

Standard

image

Andamos atrasados. Super atrasados mesmo. Ha receitas de natal por publicar (até parece mal dizer isto, visto daqui a nada estarmos na Páscoa), mas a verdade é que o final da gravidez deu-me pouca vontade de estar sentada ao computador. Entre casa-trabalho-casa-médico o tempo que me sobrava aproveitava para descançar ou fazer tarefas domésticas, que infelizmente ainda ninguém descobriu como se fazem sozinhas (felizmente que também tive ajuda!)

Contudo, temos aqui uma receita “nova” e as demais virão brevemente.

E pensam vocês “Mais uma receita com chocolate?”. Não, as receitas com chocolate nunca são demais (OK, sou suspeita!), ainda para mais quando também têm caramelo, e do bom… Agora fiquei com água na boca…

Ingredientes:

Para a massa:
150gr farinha sem fermento
75gr manteiga sem sal
25gr de açúcar
1 ovo

Para o caramelo:
150gr açúcar
125ml de natas
10gr manteiga sem sal

Para o ganache:
240ml de natas
200gr chocolate negro
75gr de açucar
Q.b. sal

Começamos pela massa: numa taça junta-se a farinha com a manteiga e amassamos bem com as mãos, juntamos o açúcar, batemos o ovo e acrescentamos à massa e amassamos até ficar homogéneo e sem grumos. Formamos uma bola, embrulhamos em película aderente e vai para o frigorífico 30 minutos.

Polvilhados o balcão da cozinha com farinha e esticamos a massa com o rolo da massa e colocamos numa tarteira ou forma antiaderente com cerca de 20 cm. Picamos a massa com um garfo, colocamos papel vegetal por cima e um peso uniforme (feijão ou grão seco) e levamos ao forno, pré-aquecido a 180° cerca de 15 minutos. Quando estiver pronta, retira-se do forno e deixamos arrefecer.

Numa frigideira anti-aderente em lume médio colocamos o açúcar para o caramelo a derreter. Para não criar torrões, não mexemos o açúcar, agitamos só a frigideira de modo que o açúcar derreta uniformemente sem queimar. Numa taça juntasse as natas e a manteiga em bocadinhos e quando o açúcar já estiver derretido, junta-se com cuidado e mexemos com uma colher de pau ou varas de arame (as de silicone derretem).

Espalhamos o caramelo na base da massa e levamos ao frigorífico enquanto preparamos o ganache. Derretemos o chocolate em banho-maria e aquecemos as natas sem deixar ferver. Quando o chocolate estiver derretido juntasse o açúcar e aos poucos as natas mexendo sempre até estar homogéneo. Deitamos o chocolate por cima do caramelo e polvilhamos com algumas pedras de sal grosso. Vai ao frigorífico até servir.

image

Anúncios

2 thoughts on “Tarte fria de chocolate e caramelo

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s