Vejam só quem chegou SUPER atrasada… A receita das trufas que fizemos no Natal. O lado positivo, é que também são ótimas para a Páscoa, até podem colocar amêndoas no meio…
É super fácil de fazer, mas demora um bocadinho, porque têm que esperar que o chocolate arrefeça e solidifique um pouco e depois montar as trufas, mas é um trabalho recompensador 🙂
Ingredientes (faz cerca de 40):
250 gr de chocolate negro de culinária
150 gr de cacau em pó
150 ml de natas
25 gr de manteiga sem sal
50 gr de avelãs
4 colheres de café de gengibre em pó
Preparação:
Colocamos ao lume as natas com a manteiga até levantar fervura e numa taça colocamos o chocolate cortado em pedaços pequenos e uma colher de sopa de cacau. Quando as natas começarem a ferver retiramos do lume e deitamos na taça do chocolate, mexendo sempre até o chocolate estar todo derretido.
Guardamos no frigorífico cerca de hora e meia a duas horas. O objetivo é o chocolate solidificar o suficiente para formar as bolinhas sem ficar todo agarrado às mãos.
Nós fizemos 3 variedades: com avelãs, com gengibre e simples só com cacau.
Nas trufas de avelãs, moldamos um disco, ao qual juntamos uma avelã inteira no meio e formamos então uma bolinha e passámos por avelãs picadas no final.
Depois juntamos o gengibre em pó a metade da quantidade de cacau que sobrou e depois de moldadas as trufas é só passar pela mistura de pós. As mais fáceis e rápidas são as trufas simples, que depois de feitas é só passar por cacau.
Tal como expliquei no inicio é super fácil, só leva um bocadinho de tempo e dá para fazer muitas variedades. Aproveitem a Páscoa como desculpa para experimentar 😉