Borrego no forno

Standard

A Páscoa já passou, os ovos já eram e as amêndoas já foram…
Claro que a receita ficou e vim partilhá-la. Que saudades do cheirinho bom que ficou na cozinha…

JWFA.FLICKR-153745

Para mim fazer borrego é delicioso. Adoro como fica a carne fica tenra e com todo o sabor do molho que resulta da marinada. Eu faço o borrego por etapas: lavar, temperar, cozinhar. Não dá praticamente trabalho nenhum, porque faz-se quase sozinho. Por isso, vou deixar-me de meias conversas e passa ao que interessa: a receita.

Para 5 pessoas:
2 kg de borrego cortado em pedaços
1 garrafa de vinho tinto
3 colheres de sopa de colorau
5 colheres de sopa de azeite
5 cravinhos
5 folhas de louro
7 dentes de alho
100 gr de toucinho
2 limões
Pimenta preta
Sal a gosto

Num recipiente grande, coloca-se o borrego cortado aos pedaços, com os limões cortados em gomos e água, cerca de 2 horas e meia. Eu deixei num alguidar, foi o que encontrei com tamanho suficiente para cobrir o borrego com água. Ao fim deste tempo, despeja-se a água e esfrega-se bem o limão na carne. Depois, coloca-se o borrego num outro recipiente ou como eu fiz, num tacho que depois vai ao lume, com os restantes ingredientes e deixamos tapado, a marinar de um dia para o outro. O ideal são 24 horas.

Levamos o borrego ao lume médio-baixo, duas horas, sempre tapado. De preferência, podem fazer na panela de pressão, e nesse caso, não demora tanto tempo. Como eu não tenho uma dessas cá em casa, desenrasquei-me e atei um pano, cruzado com a tampa às asas do tacho. O molho irá reduzir mais ou menos para metade, o que vai ajudar a apurar os sabores.
Num tacho coloquem batatas a cozer, mas deixem-nas meias cruas para acabarem de cozer enquanto assam no forno. Ficam espetaculares!! Temperem com colorau, sal, pimenta e azeite.

Quando passar o tempo em que está ao lume, retiramos, colocamos tudo num tabuleiro e levamos ao forno, durante cerca de 45 minutos. Mais ou menos a meio deste tempo, colocamos um tabuleiro com as batatas. Também acompanhamos com arroz branco e salada.
Quando estiver pronto, é só servir.

Anúncios

One thought on “Borrego no forno

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s