Muffins de aveia e bagas

Standard

social.IMG_2670
Aproveitando uns dias de férias e entre as sestas da Clara e as tarefas domésticas pendentes, tenho conseguido arranjar maneira de fazer qualquer coisa diferente na cozinha. Claro, que ter um bom marido também ajuda.

Foi também a pensar na Clara, no facto de ela já poder comer de tudo (e come que é uma maravilha) e não ter qualquer alergia aos frutos vermelhos, que fiz esta receita para o pequeno-almoço do pessoal. Particularmente, os de amora são os meus preferidos. O melhor de tudo, é que aguentam-se bem e continuam fofinhos aí uns 2 ou 3 dias, à temperatura ambiente. O que não significa que que não os comam até lá…

Ingredientes (faz 9):
200 ml de natas ácidas
240 gr de flocos de aveia
240 gr de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
120 gr de açúcar mascavado
1 ovo
1 colher de chá de pasta ou essência de baunilha
60 ml de óleo de côco
Amoras, framboesas e mirtilos congelados

Preparação:
Pré aquecemos o forno nos 200ºC e forramos 9 formas de queques com papel vegetal ou com as formas de papel para queques.
Numa taça misturamos a aveia com as natas ácidas e deixamos de lado enquanto preparamos os restantes ingredientes. Numa outra taça colocamos a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o açúcar e mexemos tudo para que fique bem misturado.
Adicionamos o ovo já batido, o óleo de côco e a baunilha ao preparado de aveia. Mexemos bem.
A este preparado juntamos de uma só vez os ingredientes secos e mexemos até estar tudo incorporado. Dividimos a massa em três partes e em cada taça deitamos um punhado de fruta. Misturamos e dividimos pelas formas (três de cada) e mais uns quantos no topo. Vai ao forno entre 25-35 minutos, ou até estarem douradinhos.

social.IMG_2664 social.IMG_2672

P.s.: Eu pesei a massa quando a dividi em três, para ter mais ou menos a mesma quantidade para cada baga. Não é preciso ser exímio nas gramas, ok?
Se não tiverem frutos vermelhos congelados, podem usá-los frescos, mas sejam gentis quando os misturarem na massa para não rebentarem. Também podem fazer os frutos todos juntos em vez de separarem em três.
Se forem mais gulosos e não tiverem medo de estragar um bocadinho a linha podem deitar um pouco de açúcar mascavado por cima da massa antes de ir ao forno, para caramelizar.

Experimentem, não se arrependem 🙂

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s